© Vasco Neves

CIRCUITO HISTÓRICO

EM SERPA

Este percurso leva-o a descobrir o conjunto histórico classificado que se situa dentro das imensas muralhas da bonita cidade branca. Ao longo desta rota irá conhecer algum do património histórico, arquitetónico e cultural de Serpa, bem como os seus núcleos museológicos. A duração do circuito dependerá essencialmente do tempo que possa dispensar a este percurso, já que o mesmo possui muitos e variados pontos de interesse dentro destes temas. Cabe-lhe a si a decisão.

1/10

FICHA TÉCNICA

• Tipologia: Percurso urbano


• Distância: 2,70km


• Coordenadas geográficas: GPS: 37º 56’26,5’’ N 7.º35’51.7’’W
 

• Motivos de interesse: Antiga Igreja da Misericórdia; Igreja de Santa Maria; Castelo; Palácio dos Condes de Ficalho; Igreja de Nª Sr.ª dos Remédios; Igreja de São Paulo; Igreja de Nª Sr.ª do Carmo; Torre do Relógio; Capela do Calvário; Igreja do Salvador; Ermida de São Roque; Museu do Relógio; Museu de Arqueologia; Museu de Etnografia; Musibéria (Centro Internacional de Músicas e Danças do Mundo Ibérico)

(Clique sobre as fotos para visualizar os créditos)

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

Com início no Jardim Municipal, este percurso leva-o à descoberta dos principais pontos de interesse do núcleo intramuros de Serpa.
 
A primeira fortificação digna desse nome foi erigida sob o domínio islâmico, tendo alguns paramentos sido levantados em taipa militar. As vicissitudes da reconquista desta cidade para os cristãos, conseguida em definitivo apenas na segunda tentativa, deixou marcas de destruição que apenas tempos de paz definitivos, no novo reino, permitiam reparar.

Por isso, foi necessário esperar até ao reinado de D. Dinis para que, em 1295, a coroa tenha finalmente ordenado uma grande remodelação dos imponentes panos de muralha desta urbe, tão relevante na proteção do território da margem esquerda do Guadiana.

 

Ao longo deste percurso, e com uma duração que só depende da sua curiosidade, terá oportunidade de descobrir o rico património (arquitetónico, histórico- cultural) existente no interior e em torno das muralhas, onde sugerimos a visita aos diversos espaços museológicos.

Percorrendo todo o núcleo muralhado, sem se esquecer de admirar as antigas portas fortificadas, facilmente se irá aperceber da diversidade de estilos e influências que tornam este património tão rico e este passeio uma experiência a não perder.

CONSULTE AQUI:

© Nicola Di Nunzio

logo_município-01.png

Copyright © 2019, C. M. Serpa - todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo

Idealização, textos e fotografias (salvo exceções indicadas), e coordenação