© Margarida Araújo

© Margarida Araújo

GALERIA ATELIER

MARGARIDA DE ARAÚJO

Margarida Araújo iniciou a atividade do seu atelier - localizado na Rua dos Fidalgos, em Serpa, - em 1996. Neste espaço, oficina e sala de exposição, dedica-se à cerâmica e à escultura, para além da organização de várias atividades ligadas à criatividade artística.

Nascida em 1967 na então Lourenço Marques (Maputo), capital de Moçambique, virá residir e estudar em Portugal até 1986. No ano de 1987 frequentou um curso de cerâmica na Volkshochschule de Viena, Áustria, aproveitando ainda a estadia para estudar alemão. Regressou a Portugal em 1988, tendo frequentado cursos de Formação Profissional de cerâmica. Em 1992/93, vive em Roma, onde frequentou o ateliê do ceramista Luigi Diotalevi. Em 1993 estadia cultural de cinco meses em Londres, onde visitou museus, escolas e feiras de arte londrinos. No ano seguinte voltou a Roma e frequentou o ateliê da ceramista Ersillieta Gabrielli.

© Margarida Araújo

Passando agora muito do seu tempo no seu espaço de trabalho serpense, a sua arte (que se estende por outras expressões plásticas para lá da cerâmica escultórica) matura sob a inspiração de muitos dos motivos telúricos que o território em que habita é rico: «As imagens figurativas que crio - diz a artista - possuem uma linha forte e uma mancha suave, onde a forma expressa a ideia do objeto da minha criação. Na escultura uso a cerâmica, o bronze, o ferro, o cimento, e resina. Na pintura e nos desenhos, uso sobretudo acrílico, aguarela e tinta-da-china».

Margarida Araújo – que expõe com regularidade em Portugal e no estrangeiro - foi distinguida com uma Menção Honrosa, na Galeria Aberta – Galeria dos Escudeiros, Beja (1999); venceu, em 2001, o Prémio Regional do Prémio Nacional de Artesanato; e foi de novo distinguida com uma Menção Honrosa, em 2002, na Galeria Aberta (Beja). Foi depois Mais Artista Plástico, da "Revista Mais Alentejo" nos anos de 2005, 2006 e 2007. Nova menção honrosa em 2006, na 5ª Bienal de Artes Plásticas da Vidigueira.

Já com exposições em Portugal, Espanha, Itália, França e EUA, obras suas integram coleções públicas e privadas e marcam alguns espaços emblemáticos do Alentejo.

MORADA

Rua dos Fidalgos 5

7830-350 Serpa 

HORÁRIO

De Quarta-feira a Sábado

14:00 às 20:00

TELEFONE

00351 284 544 041 / 917 356 320

EMAIL

ateliermargaridadearaujo@gmail.com

SITE

ateliergaleriamargaridadearaujo.weebly.com

FACEBOOK

www.facebook.com/AtelierGaleriaMargaridadeAraujo

logo_município-01.png

Copyright © 2019, C. M. Serpa - todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo

Idealização, textos e fotografias (salvo exceções indicadas), e coordenação