© CMS, Museu de Ficalho

ESPAÇO MUSEOLÓGICO

DE VILA VERDE DE FICALHO

O acervo do espaço museológico instalado na igreja Velha de São Jorge, em Vila Verde de Ficalho - um edifício da segunda metade do séc. XVI - distribui-se por três conjuntos principais: o arqueológico, o etnográfico e o de arte sacra.

1/3

A ENTRADA NO RECINTO FAZ-SE PELO LARGO DA IGREJA

por um caminho que nos leva ao portão. Franqueada a passagem, depara-se-nos um conjunto de vestígios arqueológicos, que, parecendo modestos, são do maior relevo histórico, pelo que nos permitem reconhecer do povoamento arcaico deste território, e da evolução de crenças e hábitos das suas populações.

Este núcleo arqueológico inclui materiais com cronologias desde o Paleolítico até aos inícios do século XX, provenientes de escavações e de recolhas superficiais na área da freguesia. No espaço que rodeia a igreja museu, podem observar-se ruínas de várias épocas, desde o Neolítico final até ao século XV, sendo de destacar os vestígios de uma basílica paleocristã, com o seu batistério e várias sepulturas in situ, localizadas no pavimento das naves e anexos.

© CMS, Museu de Ficalho

A coleção etnográfica integra objetos e alfaias agrícolas relacionados com as atividades dos habitantes de Ficalho, recolha feita com a intenção específica da sua salvaguarda, e que poderá ser o ponto de partida para outros espaços e modos de apresentação.

A coleção de arte sacra reúne objetos e alfaias religiosas provenientes da igreja de S. Jorge (templo de traça neoclássica que se situa a pouco metros deste núcleo e que é a matriz da localidade) e da ermida de Nossa Senhora das Pazes (pequena capela situada a cerca de dois quilómetros da localidade, em direção à ribeira do Chança), bem como outro espólio doado por particulares. De notar, na cabeceira desta igreja, os vestígios da decoração vegetalista a fresco que aí sobrevivem ainda, e que são datáveis do século XVIII; e o reaproveitamento de materiais romanos em mármore, quer no púlpito quer no pavimento da igreja.

Venha descobrir este genuíno recanto histórico na aldeia raiana de Vila Verde de Ficalho.

MORADA

Praça Conde de Ficalho

7830-626 Vila Verde de Ficalho

HORÁRIO

Segunda a Sexta Feira
9h00-12h30 / 14h00-17.30h

 

TELEFONE

00351 284 575 264

EMAIL

j.f.ficalho.pij@mail.telepac.pt

OBSERVAÇÕES

Deve pedir a chave na Junta de Freguesia (largo da igreja)

© CMS, Museu de Ficalho

logo_município-01.png

Copyright © 2019, C. M. Serpa - todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo

Idealização, textos e fotografias (salvo exceções indicadas), e coordenação