© Vasco Neves

MUSEU

MUNICIPAL DE ARQUEOLOGIA

O módulo dedicado ao Território do Museu Municipal de Arqueologia foi recentemente intervencionado e oferece aos visitantes um renovado modelo expositivo que dá a conhecer as origens mais ancestrais deste lindo município. Venha conhecê-lo! 

© CMS

© CMS

© CMS, Caminho de ronda

© CMS

1/3

SITUADO NO CASTELO DE SERPA E REQUALIFICADO ENTRE 2011 E 2015

com o apoio do InAlentejo (QREN) e projeto do IGESPAR, o Museu Municipal de Arqueologia passou a integrar, na área da Alcáçova, um espaço para a exposição permanente, um espaço polivalente que funciona como pequeno auditório e como sala de exposições temporárias e um café/bar com esplanada. Este projeto foi complementado pelas obras de consolidação do sistema construtivo e valorização do Caminho de Ronda das Muralhas de Serpa, integrados na estratégia de salvaguarda do importante património histórico e cultural de Serpa. O espaço exterior está dotado de um elevador que torna o Museu e o Caminho de Ronda acessível a todos.

(Clique sobre as fotos para visualizar os créditos)

Para além dos módulos expositivos próprios, vitrines e painéis (com ilustrações, fotografias, textos e legendas) a museografia adotada elegeu as novas tecnologias (que dão resposta através de écrans tácteis e interativos), as imagens e o cinema como modo preferencial de comunicação e interação com o grande público. Numa das salas passa em permanência um filme do realizador João Botelho, cujo objetivo primordial é contar através da palavra, mas sobretudo através da imagem em movimento, a história de um lugar - de um Território, que é o concelho de Serpa - onde o Ser Humano se foi implantando ao longo do tempo, deixando a sua marca e identidade cultural, visível através dos achados arqueológicos.

Este museu municipal divide-se em dois módulos, o módulo da Evolução Histórica da Urbe que deverá ser implementado na Rua da Barbaçã e o módulo do Território instalado na Alcáçova do Castelo e agora com uma imagem contemporânea, quer no espaço físico quer no modelo expositivo. A renovada coleção integra alguns dos achados arqueológicos encontrados nos últimos tempos no concelho, bem como peças cedidas provenientes de coleções particulares.

Na sala térrea pode conhecer os vestígios do passado mais longínquo deste território com a exposição de artefatos com origem na Pré-história até à Idade do Ferro, desde objetos de uso quotidiano ou de utilização funerária e simbólica.

Na mesa central estão expostos os materiais arqueológicos e nas laterais os principais temas organizadores que ajudam a interpretar todo o espólio, como as redes de povoamento, os recursos naturais e vida comunitária, a dimensão funerária e sagrada. Menires, antas, sepulturas escavadas no subsolo, monumentos funerários de falsa cúpula e pedras talhadas estão presentes.
 

Na sala superior o espaço expositivo dedica-se à Época Romana, à Antiguidade Tardia e ao Período Islâmico, através de um percurso onde as ilustrações dos painéis dão vida e significado aos artefactos expostos nas vitrines e aos elementos arquitetónicos dispostos no eixo central. A separar o período romano da Antiguidade Tardia há que passar por uma sala que dá a conhecer peças ligadas ao mundo dos mortos cujas histórias nos chegam através de projeção áudio.

Por fim, caminha-se ao longo do espaço dedicado à Antiguidade Tardia para conhecer os vestígios relacionados com o advento do cristianismo na região e antes de abandonar o museu há que observar de perto o legado islâmico através de objetos variados e descobrir o significado da voz em árabe que se ativa à sua passagem.

Venha conhecer todo este importante legado neste museu renovado.

foto-6-6-1-c.png

© CMS

1/2

© Vasco Neves

MORADA

Alcáçova do Castelo – 7830 Serpa

HORÁRIO

Terça-feira a domingo
das 9.00h às 12.30h e das 14.00h às 17.30h

 

TELEFONE

00351 284 544 663

EMAIL

museuarqueologia@cm-serpa.pt