© Eco Sapiens

MUSEU

DO RELÓGIO

O Museu do Relógio, em Serpa, é um espaço especial, único na Península Ibérica e um dos cinco museus a nível mundial que se dedica a esta temática. A sua impressionante coleção conta com mais de 2.300 relógios, cujas datas de produção começam em 1630 e se estendem até aos dias de hoje, incluindo relógios de bolso, de pulso e sala.

1/6

TUDO COMEÇOU EM 1972

quando o serpense António Tavares d’Almeida (1948-2012), o fundador e 1º diretor deste museu, herdou dos seus avós três relógios de bolso avariados. A partir de então a paixão de colecionar relógios impôs-se - tal como a busca de relógios por todo o país e pelo mundo -, com o objetivo de os restaurar e de aumentar o seu espólio. Nesta vasta coleção existem relógios muito singulares, como, por exemplo, o relógio que Neil Armstrong usou em Junho de 1969, quando a 1ª viagem à Lua.


Em 1995 abriu a sua coleção ao público e, desde então, centenas de relógios foram doados ao Museu onde, com a colaboração de mestres relojoeiros, são recuperados e exibidos. Este museu tem, desde 2011, um polo em Évora, instalado no Palácio Barrocal.

(Clique sobre as fotos para visualizar os créditos)

A continuidade deste legado é, na atualidade, da responsabilidade de Eugénio Tavares d’Almeida, filho do fundador, que, desde a sua juventude, partilhou a mesma paixão e dedicação pelo colecionismo, investigação e restauro de relógios mecânicos. É atualmente o diretor e conservador do museu. 

O museu está instalado em dez salas do Convento do Mosteirinho, um edifício do séc. XVI, exibindo uma bela traça que mescla o melhor da arquitetura vernacular local. O espaço expositivo é complementado com uma oficina de restauro e recuperação (estando este serviço disponível para quem dele necessite para os seus artefactos particulares), um pequeno jardim, bar e biblioteca. 

Desde 1999 que este museu desenha e produz relógios mecânicos com a sua marca. Modelos de pulso e bolso, em edições limitadas, para os admiradores destes objetos precisos.

Todas as visitas ao Museu são guiadas e poderão ser feitas em Português, Espanhol, Inglês, Francês, Italiano e Alemão.

MORADA

Convento do Mosteirinho
(Junto à Praça da República)
7830-341 SERPA

GPS

GPS 39º23’59’’56N, 8º1’18’’03W

HORÁRIO

Terça a Sexta feira 
das 14h00 às 17h00

Sábados, Domingos e Feriados
das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00

 

ENCERRAMENTO

Segunda feira, Feriados de 1 de Janeiro e 25 de Dezembro

TELEFONE

00351 284 543 194

EMAIL

museudorelogio@iol.pt

SITE

www.museudorelogio.com

1/2

© Eco Sapiens

logo_município-01.png

Copyright © 2019, C. M. Serpa - todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo

Idealização, textos e fotografias (salvo exceções indicadas), e coordenação