© Nicola Di Nunzio

QUANDO VISITAR

COM A SUA PAISAGEM MARCADAMENTE RURAL E O SEU RICO PATRIMÓNIO

este território pode ser visitado durante todo o ano proporcionando sempre uma experiência diferente.

Desfrute da paisagem, observando e interpretando as suas diferentes cores, formas e texturas. Na primavera dominam os campos floridos das pastagens, no verão é o amarelo que ganha expressão e no outono são especialmente interessantes as vinhas maduras ou os terrenos lavrados que são preparados para os novos cultivos. Cada estação é uma profusão de cor. 

A participação nalguns trabalhos agrícolas é uma outra possibilidade de viver esta paisagem e de se envolver na vida rural. Algumas herdades do concelho organizam visitas às suas explorações, com momentos para prova dos seus produtos. Provar as comidas da época que utilizam os produtos destas terras é uma outra forma de viver este território. 

 

AS ESTAÇÕES COM TEMPERATURAS MAIS AMENAS, COMO A PRIMAVERA E OUTONO

são excelentes para desenvolver atividades ao ar livre podendo escolher entre os percursos pedestres e de bicicleta que dão a conhecer não só a cidade de Serpa mas também o concelho, existindo possibilidades para todos os gostos. O balonismo  e a canoagem também oferecem uma experiência singular sobre este território. Várias empresas na região asseguram estas ofertas.
 

No verão todas as possibilidades que permitam a maior proximidade da água são boas propostas, podendo passar um dia aprazivel nas piscinas de Serpa ou de Pias ou um percurso de canoagem no Rio Guadiana.

© Vasco Neves, Canoagem no Guadiana

A participação nos eventos culturais que ocorrem ao longo do ano pode ser uma outra forma de se envolver com a vida da comunidade. 

O concelho de Serpa destaca-se pela sua intensa e qualificada agenda cultural que integra feiras, festas, e um conjunto amplo de outras iniciativas bem interessantes e diferentes. 

Especial relevância para a Feira do Queijo que ocorre no último fim-de-semana de fevereiro, as Festas de Serpa, com o seu Cortejo Etnográfico, que se realizam durante a Páscoa, bem como todas as festividades tradicionais nas freguesias do concelho, o Encontro de Culturas no início do mês de junho, as Noites na Nora em julho, a Feira Histórica e Tradicional de Serpa que ocorre em Agosto, a Feira Agropecuária Transfronteiriça de Vale do Poço, em Setembro ou o Cante Fest que celebra o cante, património da humanidade, durante o mês de Novembro. 

(Clique sobre as fotos para visualizar os créditos)

logo_município-01.png

Copyright © 2019, C. M. Serpa - todos os direitos reservados.   Design Cores ao Cubo

Idealização, textos e fotografias (salvo exceções indicadas), e coordenação

© CMS, Encontro de Culturas