© Nicola Di Nunzio

ROTA DO MONTADO DE AZINHO

PERCURSOS PEDESTRES

O montado é uma paisagem tipicamente ibérica, criada pelo homem, com grande expressão em Portugal e no Alentejo, e um dos ecossistemas com maior biodiversidade da Europa.

É possível distinguir dois tipos de montado: os de azinho (dominados pela azinheira), mais abertos e utilizados para a agricultura e pecuária, e os de sobro (dominados pelo sobreiro), mais fechados para a maximização da produção de cortiça.

Na Rota do Montado há uma total predominância da azinheira, cujo fruto, a bolota, é a base da alimentação do Porco Alentejano de montado. (In ICNF)

1/1

FICHA TÉCNICA

  • Tipologia: Circular

  • Distância: 20,5km

  • Desnível Acumulado: 223m

  • Duração Aproximada: 5h00

  • Grau de dificuldade: médio

  • Ponto Partida e Chegada: Largo de Santo António em Pias

  • Coordenadas Geográficas: N 38º 1’20.81’’   W 7º 28’49.92’’

  • Pontos de interesse: Torre do Relógio, floresta de montado, Igreja de São Sebastião, Rochas Graníticas

© Jorge Candeias

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

O percurso tem início junto ao largo de Santo António, em Pias, e segue para este passando junto a algumas tabernas típicas e à Torre Sineira de Pias, erguida no século XIX. Percorre várias ruas até sair de Pias, onde o caminhante é conduzido através de uma floresta de montado, numa área com grande abundância de rochas de granito. Ao quilómetro três (3) o caminhante encontra-se na herdade de Carapinhos, numa área de cultivo de cereais.

Aproximadamente ao quilómetro oito (8), e após passar por alguns olivais tradicionais, o percurso entra na localidade de Vale de Vargo, pela Rua 5 de Outubro, seguindo em direção ao mercado e à igreja de São Sebastião, cuja construção data do século XVII.

O trajeto muda de direção para sudeste, ao entrar na Rua 25 de Abril, passa depois pela Rua da Quinta e vira a noroeste, atravessando um passadiço e uma pequena ponte, ambos feitos de madeira. Cruza a estrada municipal 517 e segue em frente, até aos 9600 metros, local em que deixa Vale de Vargo e muda novamente de direção para sudoeste, fazendo progressivamente uma curva de 180°, enquanto passa junto à barragem do Enxoé.

A partir do quilómetro treze (13) segue por áreas de granito e floresta de montado na direção noroeste, até entrar novamente em Pias aos 18300 metros, percorrendo várias ruas e regressar ao ponto de início, terminando aos 20500 metros.

foto-bolinha-MONTADO-01.png

© Jorge Candeias

CONSULTE AQUI: