
© Vasco Neves
ROTAS DE BTT
PERCURSOS DE BICICLETA
Para os amantes de BTT estão disponíveis 4 percursos com diferentes níveis de dificuldade e que dão a conhecer os diferentes ambientes e paisagens existentes no concelho de Serpa. Os percursos criados admitem entre si, várias ligações e combinações, distribuindo-se por todas as freguesias do concelho e oferecendo assim uma panorâmica de todo o município.

PERCURSO P1
Este é o percurso mais fácil e acessível a todos os praticantes da modalidade e de todas as idades. Explora os caminhos a Oeste da cidade onde os campos de cultivo se erguem nas grandes planícies existentes. Percorrendo estradas de terra batida, no início do percurso avista-se o Rio Guadiana ao fundo do vale. O regresso faz-se com a bonita cidade de Serpa como pano de fundo.
FICHA TÉCNICA
DISTÂNCIA 12,3km
DESNÍVEL ACUMULADO 135m
TEMPO 45m a 1h30
NÍVEL
DE DIFICULDADE Fácil
© CMS

PERCURSO P2
Saindo em direção ao Guadiana este percurso, de nível de dificuldade moderada, atravessa os campos agrícolas para descer ao fundo do vale até à Azenha da Ordem. Daqui e regressando às planícies, dirige-se à ermida de S. Brás e depois a Santa Iria, onde encontrando os percursos 3 e 4, inicia o regresso à cidade de Serpa.
FICHA TÉCNICA
DISTÂNCIA 31,5km
DESNÍVEL ACUMULADO 510m
TEMPO 2h a 2h30
NÍVEL
DE DIFICULDADE Moderado
© Vasco Neves

PERCURSO P3
Sendo um percurso difícil principalmente pela sua distância e não tanto pelas características dos caminhos utilizados este percurso leva-nos à descoberta das planícies Norte e Este deste território. Começando por se dirigir para Norte paralelo ao rio Guadiana, inflete para Este seguindo junto à ribeira de Enxoé até se separar do percurso 4 e se dirigir para A do Pinto após a qual encontra novamente o percurso preto. Daqui dirige-se para Serpa, passando pela povoação de Sta. Iria e se juntar ao percurso 2.
FICHA TÉCNICA
DISTÂNCIA 66km
DESNÍVEL
ACUMULADO 1100m
TEMPO 3h30 a 4h30
NÍVEL
DE DIFICULDADE Difícil
© Vasco Neves

PERCURSO P4
Seguindo em conjunto com o percurso vermelho até à ribeira de Enxoé, este é um percurso muito longo e difícil que percorre toda a largura deste concelho chegando às serras de Malpique, Adiça e Ficalho. Percorre maioritariamente estradas agrícolas de terra batida sendo que nas secções junto às serras a dificuldade técnica eleva-se com caminhos menos “rolantes” e mais exigentes.
Este percurso pode ser encurtado através da ligação representada no mapa e disponibilizada para GPS retirando a zona mais a Este junta á serra de Vila Verde de Ficalho.
FICHA TÉCNICA
DISTÂNCIA 113km
DESNÍVEL
ACUMULADO 1750m
TEMPO 5h a 6h30
NÍVEL DE
DIFICULDADE Muito Difícil
© CMS
NÍVEL DE DIFICULDADE
FÁCIL
Piso rolante, rijo ou asfaltado e largo. Praticamente plano (declives inferiores a 10% com média inferior a 5% sem obstáculos.
NÍVEL DE DIFICULDADE
MODERADO
Com pequenos obstáculos (altura <0,2m) e poucas passagens técnicas e carreiros (declives inferiores a 15% com média inferior a 10%, piso firme ou estável).
NÍVEL DE DIFICULDADE
DIFÍCIL
Com diversos obstáculos, drops (altura <0,5m), passagens técnicas e subidas desafiantes (declives máximos > 15%, com média inferior a 15%, piso muito variável). Precisa de bom controlo de técnicas de BTT e bicicletas de qualidade.
NÍVEL DE DIFICULDADE
MUITO DIFÍCIL
Bastante técnico com obstáculos grandes (altura > 0,5m) e não evitáveis e grandes subidas (declives máximos >20%, piso imprevisível). Só para praticantes com bastante experiência e elevada preparação, com bicicletas de qualidade.